Inverno: aprenda a limpar sua lareira em dois passos!

Com a chegada do inverno e a caída das temperaturas, as lareiras entram em cena para manter o ambiente aquecido, e não há nada mais aconchegante do que sentar-se em volta do fogo e apreciar boas companhias, não é mesmo?

Acontece que as lareiras à lenha necessitam de alguns cuidados bem específicos referente à sua limpeza e manutenção para que não entupa e acabe voltando fumaça para dentro de casa, o que pode ir a ocasionar doenças respiratórias, além do cheiro desagradável. Quer saber quais são esses cuidados? Então segue conosco e aprenda a como manter sua lareira limpa em dois passos!

Ao relacionarmos lareira de lenha a limpeza logo de cara pensou que o primeiro passo é a remoção das cinzas, certo? Pois bem, esse realmente é o primeiro passo, mas antes disso é preciso atentar para as brasas, pois você só deve começar a remoção das cinzas depois que não houver mais nenhuma brasa acesa, assim você estará evitando possíveis queimaduras. Com o fogo literalmente apagado, vamos a limpeza:

Passo 1 – Remoção das cinzas: essa é uma tarefa fácil e deve ser feita todos os dias após a lareira ser utilizada. Essa remoção deve ser feita com auxilia de uma pá e uma vassoura, não tem segredo, basta retirar todos os resíduos de dentro da lareira e descarta-los com locais ideias. O atiçador e a pinça podem te ajudar nesta tarefa, como por exemplo, para retirada de tocos que não queimaram por completo;

Passo 2 – Pano umedecido: na parte interna da lareira aplique um pano umedecido com apenas água para remover o pó da lenha e do restante das cinzas. Não utilize produtos químicos como água sanitária e detergente, pois esses podem danificar a estrutura de sua lareira;

Dica extra – Porta: caso a sua lareira possua porta de vidro, aplique um pouco de cinza com um pano úmido ou um jornal no interior da porta e depois passe um pano úmido, assim, a porta da sua lareira ficará limpinha.

Além da lareira, é preciso atentar também para a chaminé, pois fazendo pequenas inspeções você consegue evitar grandes problemas. Com uma lanterna, por exemplo, é possível verificar se tem algo que possa estar bloqueando a passagem da fumaça. As chaminés costumam acumular folhagens e até mesmo ninhos de roedores ou pequenas aves, por isso é importante conferir a chaminé da sua lareira pelo menos duas vezes no ano e, caso encontre algum problema, procure por uma equipe especializada para resolver o problema.

Viu só como é fácil manter sua casa aquecida e sua lareira devidamente higienizada?

Se você gostou dessas dicas deixe seu comentário na nossa fanpage e continue nos acompanhando, toda semana tem novidades por lá!

Lembre-se: precisando de uma limpeza geral, de garantia e com segurança, contate a Delazeri Soluções em Limpeza que nós temos a solução!

De | 2019-08-01T09:26:56+00:00 agosto 1st, 2019|Delazeri Limpeza|